Advocacia Empresarial Vinicios Leoncio

sábado, 25 de novembro de 2017

Advogado prepara livro com cerca de 14 mil leis tributárias

Filho de pescador, Vinícios Leôncio deixou o Centro-Oeste mineiro ainda menino com o sonho de se tornar advogado. "Sou barranqueiro do rio São Francisco", conta com orgulho, ao ressaltar que chegou a morar dois anos nas ruas de Belo Horizonte, antes de ser diplomado na Faculdade de Direito do Oeste de Minas, em Divinópolis. Pouco tempo depois de se formar, ele já alimentava o desejo de escrever um livro sobre a tão criticada carga tributária brasileira.

Passados quase 20 anos, ele planeja para julho o lançamento do que está sendo considerado o maior livro do mundo: "Pátria Amada". Não se trata de uma ode ao país do futebol, mas de um documento que, depois de impresso, pesará 6,2 toneladas e contará com um total de 43.216 páginas - cada uma delas com 2,2 m de altura por 1,4 m de largura. O tamanho do livro é proporcional à nossa legislação tributária, pois ela reune mais de 5.000 códigos municipais e 27 leis estaduais, que somados aos tributos federais, totalizam cerca de 14 mil normas.

As normas tributárias são a Constituição Federal, o código tributário, as leis, decretos, portarias, resoluções, instruções normativas e pareceres. Diante do desafio, ele convenceu o gráfico Fernando Belieny a desenvolver um equipamento capaz de imprimir o livro em fonte Times New Roman, letras com corpo de tamanho 18, impressas com tinta de vida útil de 500 anos.

O advogado tributarista recebeu a equipe do jornal O TEMPO na gráfica SHS Digital, em Contagem, onde mais de 27 mil páginas já foram impressas. "Rapaz, você não imagina o trabalho que foi e que é desenvolver uma impressora desse porte", diz.

Recorde Guinness. Ao reunir numa única publicação toda a legislação brasileira, o advogado tributarista Vinicios Leôncio está prestes a entrar para o "Guinness World of Records" como autor do livro com o maior volume e com o maior número de páginas do mundo. O atual recorde do "Guinness", segundo o autor, pesa em torno de 2.500 quilos.

Veja a notícia na Web

Publicação: 13/08/2012 13:28



Rua Bernardo Guimarães 2957, Barro Preto - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. +55 (31) 3335-6388 | Fax. +55 (31) 3335-6388 | vinicios@viniciosleoncio.com.br